quinta-feira, 15 de julho de 2010

IDEB


 
Qualidade das unidades de ensino em
Rio das Ostras se reflete
nos resultados do Ideb


Os números de Rio das Ostras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados na semana passada pelo MEC, foram os melhores da Região. O resultado não surpreende a Administração Municipal, que mantém uma política de melhoria contínua da Educação.

Para avaliação do Ideb, o MEC considera dois indicadores: a nota da Prova Brasil e a taxa de aprovação. O resultado do município é composto pelas notas alcançadas nesses itens em cada unidade de ensino. Em Rio das Ostras, que ficou com a terceira melhor média nos anos finais e a quinta maior nos anos iniciais do Ensino Fundamental no estado do Rio de Janeiro, algumas escolas superaram, em muito, as metas projetadas pelo Governo Federal.

A Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira, no Palmital, aumentou a média em 24% de 2007 a 2009. Com isso, ficou com maior nota da rede nos anos iniciais. Segundo a diretora, Denise Neves, a dedicação dos professores foi um dos principais fatores para o bom rendimento.

“Nossos professores participaram dos cursos oferecidos pela Casa da Educação e, ao longo do ano, intensificaram o trabalho de leitura e promoveram oficinas de Matemática”, conta Denise, lembrando que a inauguração de uma biblioteca na escola e a criação do Referencial Curricular de Rio das Ostras (Recro) também foram importantes.

A professora orientadora dos Anos Iniciais no Maria da Penha, Norma Luziete Pinheiro, acredita que a escola teve um bom desempenho graças à união de toda a equipe. “Direção, professores e alunos trabalharam com muito empenho. Fizemos oficinas nos sábados letivos, com grande participação dos estudantes”, conta.

Nenhum comentário: