A E.M. Maria Penha de Oliveira promoveu no dia 15 de julho o dia da matemática, com dinâmicas bem como demonstrar que a Matemática é definitivamente importante na evolução da sociedade, visto que seu próprio crescimento ocorreu de acordo com o processo de modernização regido pelas ações humanas ao longo do tempo.
Esse trabalho tem o propósito de mostrar aos alunos que a Matemática não é tão complicada como muitos pensam. Suas aplicações facilitam o entendimento em processos de contagem relacionados a cálculos diários e cotidianos.
Os números de Rio das Ostras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados na semana passada pelo MEC, foram os melhores da Região. O resultado não surpreende a Administração Municipal, que mantém uma política de melhoria contínua da Educação.
Para avaliação do Ideb, o MEC considera dois indicadores: a nota da Prova Brasil e a taxa de aprovação. O resultado do município é composto pelas notas alcançadas nesses itens em cada unidade de ensino. Em Rio das Ostras, que ficou com a terceira melhor média nos anos finais e a quinta maior nos anos iniciais do Ensino Fundamental no estado do Rio de Janeiro, algumas escolas superaram, em muito, as metas projetadas pelo Governo Federal.
A Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira, no Palmital, aumentou a média em 24% de 2007 a 2009. Com isso, ficou com maior nota da rede nos anos iniciais. Segundo a diretora, Denise Neves, a dedicação dos professores foi um dos principais fatores para o bom rendimento.
“Nossos professores participaram dos cursos oferecidos pela Casa da Educação e, ao longo do ano, intensificaram o trabalho de leitura e promoveram oficinas de Matemática”, conta Denise, lembrando que a inauguração de uma biblioteca na escola e a criação do Referencial Curricular de Rio das Ostras (Recro) também foram importantes.
A professora orientadora dos Anos Iniciais no Maria da Penha, Norma Luziete Pinheiro, acredita que a escola teve um bom desempenho graças à união de toda a equipe. “Direção, professores e alunos trabalharam com muito empenho. Fizemos oficinas nos sábados letivos, com grande participação dos estudantes”, conta.
Rio das Ostras tem maior nota da Região e terceira melhor do Estado em Educação Básica
Rio das Ostras cresceu ainda mais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), superando as médias estaduais e federais. De acordo com os resultados do Ideb 2009, a rede municipal teve a terceira melhor nota nos anos finais e a quinta maior nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Estado do Rio de Janeiro. A cidade se destacou na Região dos Lagos e subiu os seus índices em 9,3% e 3,9% nos anos finais (6º ao 9º) e iniciais (1º ao 5º), respectivamente. Com isso, Rio das Ostras já ultrapassou as metas projetadas pelo MEC para os próximos anos.
“Já atingimos a média prevista para 2013 nos anos iniciais e ultrapassamos a prevista para 2011 nos anos finais, segundo as projeções do MEC. Podemos destacar entre as ações que possibilitaram esses bons índices as avaliações sistêmicas de toda a rede municipal, que realizamos desde 2007. Assim conseguimos medir semestralmente o desempenho dos estudantes de todas as séries e traçar estratégias para melhorar ainda mais”, afirma a secretária de Educação, Maria Lina Paixão.
Entre as escolas que aumentaram mais as médias de 2007 a 2009 nos anos iniciais estão a Maria da Penha de Oliveira, com 24% de crescimento; CIEP Municipalizado Mestre Marçal, com 15,6% e Inayá Moraes D’Couto, com 11,3%. Já as escolas que mais ampliaram as médias nos anos finais estão a Professora América Abdalla, com 47%, e a Fazenda da Praia, com 28%.
Além das avaliações sistêmicas, outras ações implantadas pela Secretaria de Educação foram a criação do referencial curricular municipal, a promoção da informática educativa e a realização de cursos de qualificação para os professores dos anos finais e iniciais. Um desses cursos foi o Estudo Dirigido para a Prova Brasil, desenvolvido pela Casa da Educação, setor pedagógico da secretaria. A prefeitura vem investindo também na construção de unidades de ensino modernas e confortáveis.